domingo, 3 de março de 2013

SALVADOR/BA - PIRAPORA/MG – 2013






Bem, hoje é meu aniversário (e daí?), mas 2013 será marcado pela maior viagem de moto que farei na “carreira” de motociclista.

Saída de Salvador (BA) e chegada em Pirapora (MG).

Pirapora é uma cidadezinha de Minas que fica à beira do Rio São Francisco, sendo a sua extensão de uma margem a outra de 1 km. Isso mesmo, dá pra ver o outro lado.

Os visuais são muito lindos. É sertão que não acaba mais: poeira, asfalto e aventura.

É claro que o Google Maps traçou o roteiro errado, pois eu não vou passar em Vitória da Conquista e muito menos em Taiobeiras. Os atalhos que eu conheço o Google não conhece, mas se eles quiserem fazer um convênio comigo, fica a dica. É necessário evitar as estradas federais por causa do fluxo de caminhões e ônibus, preferindo as estaduais e municipais.

Nós vamos entrar depois de Milagres em direção a Maracás (quem já conhece o percurso até Mortugaba sabe), onde vamos dormir. Maracás possui uma das maiores minas de Nióbio do Brasil (Nióbio = petróleo do futuro).

O caminho até Mortugaba será o mesmo que narramos quando fomos com a XRE 300 da Honda (muita ousadia, não?), de 732 Km. Acrescentaremos aí o percurso até Pirapora, ou seja mais 479 km, perfazendo um total de 1.211 km.

O caminho é esse do segundo mapa, passando por Porteirinha, Janaúba, Montes Claros.

A NC 700 X deve me dar uma autonomia de 350 km (creio eu), mas será necessário observar isso no decorrer do caminho. Esse segundo trecho deve ser feito em um dia, não vai ser possível dormir no caminho, porque de Pirapora nós precisamos voltar para Salvador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRÊS ANOS SEM POSTAR NADA

Pandemia em 2020, nada aconteceu nesse período. Continuo com a CB500X (que é máquina). Sem projetos por enquanto. Muito trabalho, pouco desc...