Bem, hoje
é meu aniversário (e daí?), mas 2013 será marcado pela maior
viagem de moto que farei na “carreira” de motociclista.
Saída de
Salvador (BA) e chegada em Pirapora (MG).
Pirapora
é uma cidadezinha de Minas que fica à beira do Rio São Francisco,
sendo a sua extensão de uma margem a outra de 1 km. Isso mesmo, dá
pra ver o outro lado.
Os
visuais são muito lindos. É sertão que não acaba mais: poeira,
asfalto e aventura.
É claro
que o Google Maps traçou o roteiro errado, pois eu não vou passar
em Vitória da Conquista e muito menos em Taiobeiras. Os atalhos que
eu conheço o Google não conhece, mas se eles quiserem fazer um
convênio comigo, fica a dica. É necessário evitar as estradas
federais por causa do fluxo de caminhões e ônibus, preferindo as
estaduais e municipais.
Nós
vamos entrar depois de Milagres em direção a Maracás (quem já
conhece o percurso até Mortugaba sabe), onde vamos dormir. Maracás
possui uma das maiores minas de Nióbio do Brasil (Nióbio = petróleo
do futuro).
O caminho
até Mortugaba será o mesmo que narramos quando fomos com a XRE 300
da Honda (muita ousadia, não?), de 732 Km. Acrescentaremos aí o
percurso até Pirapora, ou seja mais 479 km, perfazendo um total de
1.211 km.
O caminho
é esse do segundo mapa, passando por Porteirinha, Janaúba, Montes
Claros.
A NC 700
X deve me dar uma autonomia de 350 km (creio eu), mas será
necessário observar isso no decorrer do caminho. Esse segundo trecho
deve ser feito em um dia, não vai ser possível dormir no caminho,
porque de Pirapora nós precisamos voltar para Salvador.
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